Esssa frase resume o espírito da ilustração. Na visão iluminista, o ser humano, ao deixar de usar o pensamento racional, permitia que o misticismo e as supertições  o mantivessem na ignorância.

Os Ilumisnistas travavam uma batalha permanente contra a ignorância. Defendiam a educação do povo, a criação de escolas paras todos e a liberdade religiosa. Os ilustrados tinham uma visão otimista sobre a capacidade humana de criar um mundo melhor, realizar inventos e controlar a natureza por meio da ciência.

divulgar o conhecimento era a principal atividade dos iluministas. essa preocupação os levou  a realizar a ENCICLOPÉDIA, uma grande obra de 35 volumes, impressa entre 1751 e 1780, que continha um resumo se todo o saber existente até então. Por isso, os ilustrados também ficaram conhecidos como enciclipedistas.

Os mais importantes pensadores iluministas franceses foram: Diderot, D’Alembert, Rosseau, John Locke, Montesquieu e Voltaire. Seus contemporâneos ingleses Adam Smith e David Ricardo, destacaram-se no campo da economia, definindo preceitos teóricos fundamentais para o desenvolvimento futuro do captalismo.

 

 

 

ATIVIDADE: 

 

Aproveitando o fato de já estarmos plugados a INTERNET, utilizaremos a mesma como ferramenta de pesquisa, assim como também o livro didático e as informações repassadas em aula, para realizar a terefa.

1- Aponte aspectos específicos no pensamento de cada um dos filósofos apresentados na síntese acima.

 

OBS.: Suas respostas devem ser enviadas como comentários para este Blog, como efetuado na aula passada.