Introdução 

A Europa ocidental, no decorrer dos séculos XVII e XVIII, viveu significativas transformações políticas e econômicas.  A burguesia afirmou-se como classe social dominante. Esse cenário foi acompanhado do desenvolvimento e difusão de novas idéias que inspiram as revoluções do período, como Revolução Gloriosa na Inglaterra, e lhes deram sustentação ideológica. Tais idéias e teorias criticavam o absolutismo monárquico e o mercantilismo, propondo outras formas de governo e organização econômica que expresse os interesses da burguesia em ascensão.  

A LUZ NO FIM DO TÚNEL.

 Iluminismo, uma época da

história intelectual ocidental.

Também conhecido como Ilustração ou Esclarecimento, exerceu vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior parte dos países ocidentais. A época do Iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de cidades-estados, a expansão de direitos civis, e a redução da influência de instituições hierárquicas como a nobreza e a igreja.

As teorias políticas e economicas que se difundiram na Europa ocidental entre os séculos XVII e XVIII inspirarm o Iluminismo, movimento cultural que resgatava os ideias e valores busgueses do renascimento. Na época do Renascimento, a Europavivia a transição da Idade Média para a Idade Moderna, o rei e a burguesia era aliados, a nobreza feudal  estava enfraquecida e o poder político era extremamente centralizado, culminando com o absolutismoe o mercantilismo.

Os interesses da burguesia renascentista eram diferentes do da burguesia Iluminista, que reivindicava liberdade religiosa e econômica, maior participação políticae igualdade social, chocando-se com o poder absoluto dos monarcas e com os privilégios da nobreza e do clero. Apesar disso, cultivava a valorização do homem, da razão e da ciência, pois acreditava que lhe cabia enfrentar a autoridade arbitrária dos reis por intermédio da capacidade humana de conhecimento, raciocínio e escolha.

O iluminismo valorizava a razão como meio mais ocnfiável de alcançar o conhecimento, opondo-se às explicações religiosas para os fenômenos naturais, sociais e políticos. Assim, o século XVIII, também chamado de Séculos da Luzes, teve grande desenvolvimento científico, resultado de investigação, pesquisa e estudos dos cientistas que buscavam teorias para explicar o funcionamento da natureza.

  

 

 

ATIVIDADE:

Feitas as considerações acima, reflita em curto espaço sobre a

importância do

iluminismo para a evolução do pensamento.

  

OBS.: Suas respostas devem ser enviadas como comentários para este Blog.

 

 

Atividade complementar:

1-  Leitura do Texto FILÓSOFOS ILUMINISTAS, no link do site BRASIL ESCOLA: http://www.brasilescola.com/historiag/iluminismo2.htm

2- No site do GOOGLE – google.com.br – pesquise imagens sobre o ILUMINISMO e seus principais pensadores.